quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Resenha: "Preciosa", de Sapphire

Olá!

Depois de algum tempo, estou aqui outra vez pra mais uma resenha. E hoje vou falar do livro "Preciosa", da escritora e poeta americana Sapphire.

   Título: Preciosa
   Autora: Sapphire
   Editora: Record
   Nº de Páginas: 192
   Ano: 1996
   Avaliação: 2/5
A adolescente do Harlem Claireece Precious Jones é obesa, analfabeta e está grávida pela segunda vez de seu pai. Além disso, é vítima de constantes abusos físicos e psicológicos por parte da mãe. Seu encontro com uma professora batalhadora a apresentará a um mundo novo, onde poderá expressar seus sentimentos e recuperar sua voz e dignidade.



Uma das coisas que mais me impressiona nesse livro é saber que foi publicado em 1996. A narrativa dele é tão atual que chega a ser inacreditável o fato de uma história como essa ter sido escrita há 17 anos.

Com "Preciosa" eu cometi o erro de ver o filme antes de ler o livro (inclusive, o filme aparece na nossa lista de 10 filmes para chorar que você pode ver aqui e na lista de comediantes em filmes de drama que você vê clicando aqui). Foi numa aula de sociologia, eu acho, e lembro de não ter gostado muito do filme. De alguma forma aquilo me incomodou. Mas vou abordar esse assunto mais pra frente.

Como já deu pra perceber pela sinopse, a vida da jovem Claireece parece um grande pesadelo. Ela sofre preconceito de todos que a rodeiam, sofre abusos por parte das pessoas que mais deveriam zelar por ela e principalmente: não é amada. Isso tudo trouxe para o livro um excesso de drama que chega a ser insuportável. Eu entendo que histórias como essa poderiam acontecer (e acontecem) na realidade, mas o livro todo tem esse clima pesado e realmente não me agrada. Mesmo depois que Precious conhece a Srta. Rain, uma professora que vai ajudá-la a superar algumas de suas dificuldades, sempre surgem outros fatores negativos que fazem-na sofrer mais e mais.

Um fato bem interessante é que a autora utilizou no texto diversos erros de ortografia. Levando em consideração que a protagonista/narradora do livro é analfabeta, isso ajuda na construção da personagem e do próprio livro. Parece genial, porém atrapalha bastante na hora da leitura. Vejam um exemplo:

“Eu levei bomba quando tava com 12 anos por causa que tive um neném do meu pai. Foi em 1983. Fiquei um ano fora da escola. Esse vai ser meu segundo neném. Minha filha tem Sindro de Dao. É retardada. Levei bomba na segunda série também, quando tinha 7 anos, porque não sabia ler (e ainda mijava nas calças). Eu devia tá na décima primeira série, estudando pra ir pra décima segunda série pra poder me formar. Mas não tô. Tô na nona série.

      Fui suspensa da escola por causa que tô grávida e acho que isso não tá certo. Eu não fiz nada!”

Ainda falando da linguagem empregada, a autora usa muitas e muitas expressões de baixo calão. Se isso me incomodou durante a leitura? Sim, bastante, mas isso é bem pessoal. Não tenho problema com palavrões em livros, mas aqui era tão frequente que eu não achei legal.

"Preciosa" tem uma história de luta e superação, mas, pelo menos pra mim, não chega a ser encorajadora ou inspiradora. Me sinto mal quando penso nesse livro. É aí que voltamos ao ponto inicial, quando eu disse que a história me incomodou. Mas eu acho que obviamente esse livro não foi escrito pra ser uma história bonita onde tudo dá certo e todos os sonhos se tornam realidade. Ele foi feito com a intenção de mostrar essa realidade cruel que tantas pessoas enfrentam e de realmente chocar o leitor. É denso, cru, envolvente, mas, acima de tudo, uma história triste.

Outro problema com o livro é que, ao terminar a leitura, fiquei com a sensação de que faltava alguma coisa, como se o livro não tivesse um desfecho. Ficou aquele vazio. E este é outro motivo pelo qual eu não simpatizo com "Preciosa".

Mais acima eu disse que não gostei muito do filme, mas vale lembrar que a obra foi realmente bem adaptada.

Falando um pouquinho do livro em si: a edição brasileira foi lançada pela editora Record em 2010. A capa tem uns detalhes bem bonitos. Só não gosto da ilustração da atriz, porque prefiro imaginar os personagens durante a leitura (se bem que no meu caso não adiantaria, pois, como eu já disse, vi o filme antes de ler o livro). As páginas são amareladas e bem grossas. O livro é meio pequeno, mas nada que atrapalhe. Enfim, é uma boa edição.


Bom, por hoje é só. Estou lendo um livro muito bacana e vou resenhar aqui depois. Só se me der vontade.

Então tchaau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário