segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Papo de Cinema I: 10 filmes para chorar

Olá! Que tal bater um papo de cinema?
Vamos compartilhar aqui tudo o que há de melhor e pior envolvendo a sétima arte.
E pra começar resolvi criar um ranking com 10 filmes suuuper chorantes, afinal, é um dos meus gêneros favoritos. Então, se você também é daquelas pessoas que adora um bom drama, confira a lista a seguir. E, por favor, não me crucifiquem por eu não ter citado "Titanic", ok?! Vamos lá:


10º Wall·E 
      Wall·E (2008)
Conta a história de um robozinho, o Wall-E que dá título ao filme, que vive em um planeta Terra completamente destruído com a função de compactar todo o lixo existente.  Enquanto isso, toda a humanidade habita uma nave gigantesca, aguardando a hora de voltar. Até que um dia, uma nova robô é enviada para a Terra, fazendo com que Wall-E se apaixone. Eu queria colocar uma animação na lista, então logo pensei neste filme. Os personagens são tão cativantes que é impossível não amá-los. E o que mais contribui pra este ser um filme “chorante” é o fato de mostrar robôs com sentimentos. Enfim, Pixar é Pixar.

9º À Procura da Felicidade 
     The Pursuit of Happyness (2006)
Um dos meus filmes favoritos, conta a história real de Chris Gardner. E não tem como não derramar umas lágrimas ao assisti-lo. Vou explicar já: ao longo do filme Chris trabalha vendendo aparelhos médicos que ninguém quer comprar porque são muito caros. Logo, ele consegue uma vaga numa importante corretora de ações, mas não recebe remuneração. Com isso, ele é abandonado pela esposa e é obrigado a cuidar do filho. Não bastasse tudo isso, ele é despejado do seu apartamento e tem que dormir em metrôs e banheiros. Então, acho que já deu pra entender o porquê de este ter entrado pra lista.

8º O Menino do Pijama Listrado 
     The Boy in the Striped Pyjamas (2008)
Basicamente este filme retrata a Segunda Guerra Mundial sob o ponto de vista de Bruno, um garotinho de oito anos que mudou-se para Auschwitz com a família. É muito comovente sentir a pureza de Bruno diante de toda a violência que o rodeia. Enfim, a história é apaixonante, e o filme vai te fazer derramar muitas lágrimas.


7º Sempre ao Seu Lado 
    Hachiko: A Dog's Story (2009)
Outra história real. É meio difícil falar desse filme sem dar spoiler, mas vamos lá. É a história de amor entre um cão e seu dono. Um professor, certo dia, ao voltar do trabalho, encontra um cão da raça akita perdido na estação de trem. Logo, adota-o, e o cachorro conquista todos em sua casa. O cão cresce e passa a acompanhar o dono todos os dias até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que algo inesperado acontece. E sim, você terá que assistir ao filme pra saber o que é. Prepare os lenços de papel, principalmente se você tem ou já teve um animal de estimação.

6º A Estrada 
    The Road (2009)
Mais uma história envolvendo pai e filho, mas desta vez é uma ficção. “A Estrada” se passa num mundo pós-apocalíptico. Um homem e seu filho que não possuem quase nada e tentam sobreviver mantendo-se unidos, sem saber o que os espera no final dessa jornada. O filme já seria triste com quaisquer protagonistas, mas a relação pai e filho é abordada de uma forma que o deixa realmente emocionante.

5º O Inferno de São Judas 
    Song for a Raggy Boy (2003)
A sensação que se tem após ver esse filme é de um verdadeiro tapa na cara. A história se passa em um reformatório para jovens. Lá, todos os internos são castigados com abusos verbais e físicos, até a chegada de um novo professor que faz de tudo para evitar tais agressões. Porém, o que ele não podia imaginar eram as consequências geradas por suas atitudes. Esse filme é realmente forte e chocante, pra chorar de raiva. Vale lembrar que toda crueldade registrada aqui foi baseada em fatos reais.

4º Olga
    Olga (2004)
Único filme nacional da minha lista. Adoro filmes de guerra. E este é provavelmente um dos mais emocionantes que já vi. Conta a história de Olga Benário, uma jovem judia e militante comunista alemã que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Após receber treinamento militar, é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes até o Brasil para liderar uma espécie de rebelião contra o governo de Getúlio Vargas. Durante a viagem, Olga e Prestes se apaixonam. O movimento fracassa e ambos são presos. Grávida, Olga é deportada para a Alemanha nazista, tem sua filha na prisão, é separada dela e é mandada para um campo de concentração. Resumindo: só sofrimento. Impossível não se emocionar, principalmente nas cenas de Olga com a filha. 

3º Preciosa - Uma História de 
    Esperança 
    Precious: Based on the Novel 
    Push by Sapphire (2009)
Devo admitir que este filme não é um dos meus favoritos, mas ele veio parar no nosso terceiro lugar pois conta uma das histórias mais tristes que eu já vi. Preciosa é uma garota que sofre preconceitos por ser negra, gorda, pobre e analfabeta. É abusada pela mãe e violentada pelo pai. É realmente um filme muito poderoso, capaz de emocionar qualquer um. Vale a pena registrar aqui uma das falas da protagonista: “Às vezes eu desejo que não estivesse viva. Mas eu não sei como morrer. Não há nenhum botão para desligar. Não importa o quão ruim eu me sinta, meu coração não para de bater e meus olhos se abrem pela manhã”. Além disso tudo, o filme tem grandes atuações.

2º O Óleo de Lorenzo 
    Lorenzo's Oil (1992)
Se tem uma coisa que eu tenho que agradecer muito à uma antiga professora de biologia é ter me apresentado este filme. “O Óleo de Lorenzo” é uma emocionante história real de um garoto que sofre de ALD, uma doença rara e incurável que provoca degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em pouco tempo. Os médicos fracassam, logo, os pais do garoto começam a estudar e a pesquisar sozinhos na esperança de curar o filho. É uma linda história de perseverança. E você provavelmente vai ficar desidratado(a) de tanto chorar.

1º À Espera de Um Milagre 
    The Green Mile (1999)
Esse é pra chorar rios. A história se passa no corredor da morte de uma prisão. Lá trabalha Paul, e um de seus prisioneiros é John Coffey (como café, mas não se escreve igual, não). John é acusado de assassinar duas garotas. Ao longo do filme, se desenvolve uma relação incomum entre Paul e John, e logo é revelado que o prisioneiro tem um dom que é ao mesmo tempo misterioso e milagroso. Mas acho que eu já contei demais. O filme é bem longo, tem cerca de três horas de duração, mas vale a pena. Se você gosta de dramas e nunca viu esse filme, corra pra assisti-lo o mais rápido possível, pois com certeza vai se emocionar.


Então, pessoal, por hoje é isso. Você pode deixar seu comentário que eu respondo. E em breve uma nova lista. Até a próxima!




7 comentários:

  1. O Menino do Pijama Listrado é mesmo lindíssimo.
    Adorei Olga também. Quanto ao seu comentário inicial, eu gosto de Titanic e inclusive choro ao ver, acho tão puro e tão belo. Você gosta de Dramas? Ah, que bacana, eu adoro dramas, porém, sou fã de dramas psicológicos. Já viu Boy Interrupted? É na verdade um documentário real, contando sobre os problemas internos de Evan Scott Perry que aos 15 anos se suicidou. Chorei rios por me identificar de certa forma com o personagem em muitíssimos dos aspectos, o documentário no caso foi produzido pela mãe do garoto em questão. Altamente recomendável. Outro filme que acho envolvente e que me cativa é Últimos Dias, portanto acabo sendo suspeita para falar pois sou uma grande fã do Kurt Cobain.
    Agora, quanto ao filme mais triste que já assisti, este com certeza eu lhe garanto que foi Meninos Não Choram, revoltante, se quer chorar muito e se indignar o veja, ainda por cima o filme é real. Vemos o quão as pessoas ignorantes e preconceituosa podem ser perversas, comovente. Um outro bom filme dentro do gênero drama, mesmo que não sendo de se chorar é Candy, para completar ainda é com o Heath Ledger. Gosto muito de filmes como Garota Interrompida, Cisne Negro, Miao Miao, O Porco Espinho, Laranja Mecânica, Sucker Punch - Mundo Surreal, filmes que são considerados dentro de padrões dramáticos, porém, mais vagos e retratantes que qualquer outra coisa, nada de se chorar. Por falar em mais vagos, caso curta o gênero confira Elefante, fala sobre o massacre de Columbine, interessantíssimo. Já quando se trata de um Drama Romance eu adoro Um Amor Para Recordar por mais clichê que isso possa parecer e pretendo ver Now Is Good.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi de novo, Daniela!!

      Eu gosto de Titanic, eu me emociono com Titanic, mas acho que nem é tanto quanto nesses outros filmes. E também era previsível demais esse filme na lista.

      Drama é um dos meus gêneros favoritos, mas confesso que, pra um filme me emocionar ou não, vai depender também do dia que eu vejo, do meu "estado de espírito".

      Os filmes que você citou, eu já assisti Cisne Negro que eu realmente gosto muito, Sucker Punch e também Elefante. Meninos Não Choram eu vi um pedacinho no Corujão, na Globo, mas eu preferi não assistir inteiro porque já tava com sono e nem ia prestar atenção direito no filme.

      Mas vou ler sinopses dos outros filmes que você citou. Boy Interrupted parece muito bom.

      Now Is Good eu quero ver também, mas ultimamente tenho visto mais seriados que filmes.

      Você pode me adicionar no Filmow, se quiser, a gente pode sugerir filmes um pro outro :)

      Té mais!

      Excluir
    2. Olá!
      Sim, seria altamente previsível, você está certo.
      Sobre isto de estado de espírito te compreendo perfeitamente bem, também sou assim rs.
      Na verdade os filmes que mais curto são tidos como dramas, porém, não chegam na maioria das vezes a serem dramas de chorar, costumo ver uns mais reflexivos mas nem tão sentimentais. Meninos Não Choram já é no caso drama mesmo e é um horror, digo no sentido de cruel, porém, é um filme muito bom, altamente recomendável e com atuações impecáveis ainda por cima.
      Ah, sim, acabei de lhe adicionar! Beijos.

      Excluir
  2. Ah, um bom filme no qual chorei até mesmo e que lhe indico: A Vida é Bela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia ia passar esse filme na TV aberta, acho que era na Band. Eu queria ver, mas aí cancelaram pra passar um documentário. Depois disso nunca corri atrás desse filme pra vê-lo ,mas muita gente já me disse que é bom. Enfim, não é sempre que eu vejo filme de guerra, tenho vários aqui do gênero pra assistir. Maaas qualquer dia desses, vou tentar assistir A Vida é Bela :)

      Excluir
  3. INTOCÁVEIS é um bom filme adorei

    ResponderExcluir