terça-feira, 13 de agosto de 2013

Resenha: "Bling Ring - A Gangue de Hollywood", de Nancy Jo Sales

Olá!

Eu disse dias atrás que andava lendo muito ultimamente e queria fazer umas resenhas aqui, lembram? Então, pra começar, escolhi o livro "Bling Ring - A Gangue de Hollywood", que virou filme pelas mãos da diretora Sofia Coppola.



   Título: Bling Ring - A Gangue de Hollywood
   Autora: Nancy Jo Sales
   Editora: Intrínseca
   Nº de Páginas: 272
   Ano: 2013
   Avaliação : 4/5
 “Entre 2008 e 2009, as residências de Lindsay  Lohan, Orlando  Bloom, Paris Hilton e diversas  outras celebridades foram invadidas e saqueadas.  Os ladrões, um grupo de jovens criados em um  endinheirado subúrbio de Los Angeles, levaram o  equivalente a 3 milhões de dólares em joias,  dinheiro e artigos de grife, como relógios Rolex,  bolsas Louis Vuitton, perfumes Chanel e jaquetas  Diane von Furstenberg. As notícias sobre o caso  chocaram Hollywood e intrigaram o mundo. Por que esses garotos, que em nada correspondiam à tradicional imagem dos bandidos, realizaram crimes tão ousados? A jornalista Nancy Jo Sales entrevistou todos os envolvidos, incluindo os pais e os advogados dos jovens, e até mesmo as celebridades que sofreram os assaltos. Em Bling Ring: a gangue de Hollywood, ela apresenta todos os detalhes de uma das quadrilhas mais audaciosas de nossos tempos. A história real também inspirou o filme de Sofia Coppola, estrelado por Emma Watson.”

Tudo começou quando eu li alguma coisa sobre o filme. Fiquei curioso, pois em geral gosto de histórias de "adolescentes rebeldes", e ele foi pra minha lista de "quero ver" (onde está até hoje, já que o lançamento do filme no Brasil foi adiado). Aí, algum tempo depois ouvi falar sobre o livro, e logo fiz minha encomenda.

Basicamente, a autora Nancy Jo Sales conta a história da gangue baseando-se em entrevistas com as vítimas, os acusados, seus familiares e amigos e policiais e advogados envolvidos no caso. Ela também utilizou documentos da polícia como fonte de pesquisa. Dessa forma, o livro é escrito de uma forma bem jornalística, até mais do que eu esperava.

Um dos pôsteres do filme, que
chega ao Brasil no dia 16/08.
A história em geral é bem envolvente, prova disso é que eu li o livro em pouquíssimo tempo. Algumas partes, porém, tornam-se cansativas quando, por exemplo, a autora tenta explicar o porquê de os jovens serem obcecados pela fama ou as mudanças no comportamento dos jovens nos últimos anos. Nesses trechos, a leitura se torna um pouco difícil, principalmente porque a autora emprega uma linguagem um pouco mais técnica (ela utiliza, muitas vezes, textos e citações de estudiosos e especialistas no assunto). Apesar de não serem essenciais para a compreensão da história, essas passagens ajudam o leitor a formar uma opinião sobre o caso.

Em contrapartida, temos o fato de os capítulos serem bem curtos, "acelerando" a leitura.

O grande problema do livro, que pode gerar decepção em alguns leitores, é o fato de que pouca coisa fica esclarecida. Uma das principais envolvidas no caso se recusou a dar entrevistas. Além disso, temos o fato de os acusados serem muito, muito mentirosos, deixando o leitor em dúvida quanto à veracidade de seus depoimentos. Em diversos momentos, cada pessoa dá uma versão diferente para a história, e é provável que nunca saibamos quem falou a verdade.

A edição brasileira, publicada pela editora Intrínseca, é realmente muito bonita, com a capa do filme. O livro contém diversas fotos dos acusados e até mesmo das vítimas. O ruim mesmo foi a tradução. O texto está repleto de erros de ortografia, como falta de vírgulas e até mesmo palavras faltando.

Mas, enfim... O livro conta com um ótimo enredo. É incrível ver como os membros da "Bling Ring" conseguiam agir facilmente sem ser descobertos. E o mais interessante ainda é entender qual a motivação para os crimes, mas não vou dar muitos detalhes, afinal, não quero estragar a surpresa.

Os acusados: Rachel Lee, Diana Tamayo,
Jonathan  Ajar, Alexis Neiers (em cima), Nick
Prugo, Courtney Ames e Roy Lopez (embaixo).

Então, acho que é isso.

Digam o que acharam, afinal é minha primeira resenha e pode ter algo errado.

Estou lendo um novo livro e, conforme for, vou resenhá-lo aqui também.

Aquele abraço. 

Te vejo em breve (com uma nova resenha, se tudo der certo).

3 comentários:

  1. esse filme ñ e muito legal eu tb fiquei super curiosa mais me decepcionei

    ResponderExcluir
  2. Estou super curiosa pra ver esse filme!
    Léo adorei o blog, achei engraçado quando li o nome porque tem tudo a ver comigo kk parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÊêêÊ, que bom que você se identificou e gostou do blog. Volte sempre, hem!

      Quanto ao filme... eu comecei a ver mas parei na metade. Sério, achei beeem chato. Mas vou tentar novamente qualquer hora. Se você assistir ou ler o livro, deixe outro comentário com a sua opinião :)

      Até mais!

      Excluir