sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Papo de Cinema II: 12 filmes que marcaram uma geração na "Sessão da Tarde"


Ois!

Nesse "Papo de Cinema" vou listar os filmes que marcaram uma geração na "Sessão da Tarde", como o título do post já disse. Porém, vou falar sobre os filmes da MINHA infância, então, não esperem filmes como "Curtindo a Vida Adoidado", "Quero Ser Grande", "Te Pego Lá Fora" ou "De Volta Para O Futuro". É claro: estes são ótimos filmes, mas eu nasci na segunda metade dos anos 90, portanto não peguei essa época. Sendo assim, essa é uma lista mais voltada para os jovens de hoje relembrarem filmes que marcaram a sua infância.

Eu queria seguir um padrão e fazer sempre listas com 10 filmes, mas dessa vez foi impossível. A propósito, a lista original tinha uns 20 filmes, então eu já peneirei bastante.

Sem mais delongas, vamos aos filmes, lembrando que estão listados do pior para o melhor conforme a minha preferência:

12º Os Irmãos Id & Ota 
      Meet the Deedles (1998)
Provavelmente um dos filmes mais toscos já feitos. Dois irmãos visitam o parque Yellowstone e são confundidos com os novos guardas florestais que tem a função de acabar com uma praga que assola o parque: as toupeiras. Daí em diante eles arrumam muita confusão (imagina o locutor do comercial da Sessão da Tarde falando isso, porque é a cara dele) e ainda têm que enfrentar um perigoso vilão. Cara, eu realmente me amarrava nesse filme. E também acho que eu era o único. Mas também, eu era criança, então não me julguem.

11º Napoleon - As Aventuras De Um Cãozinho Valente  
      Napoleon (1995)
Esse filme foi o "Marley & Eu" da minha infância. Ele realmente passava na Sessão da Tarde, mas a Rede Record adquiriu os direitos do filme e exibiu-o dias atrás. Eu assisti novamente e foi só saudade. Basicamente o filme conta a história de um cãozinho que se perde e se vê diante de um mundo novo, repleto de perigos e aventuras (locutor da Sessão da Tarde de novo). Típico filme bonitinho de animais falantes. E ainda tinha umas musiquinhas do tipo: "Canguru-guru-guru, nós pulamos e saltamos!".

10º Simão, o Fantasma Trapalhão
      Simão, O Fantasma Trapalhão
      (1998)
O filme é sobre o Didi e toda sua turma se aventurando em uma casa mal-assombrada. Esse é da época que o Renato Aragão ainda fazia uns filmes bacanas. Fiquei muito em dúvida entre colocar este ou "O Noviço Rebelde" na lista, mas este acabou entrando porque eu realmente achava-o muito engraçado. Rolava de rir com o Didi andando pelos corredores e dizendo "Simão, fantarma bundão!". Enfim, muito comédia. Pelo menos naquela época...

9º O Pequeno Stuart Little 
    Stuart Little (1999)
História de um ratinho abandonado que vivia num orfanato, até ser adotado por uma família de humanos que já tem um filho. Porém o tal ratinho vai ter problemas com o gato da família, além de seu novo irmão, que não aceita muito bem a ideia da convivência com um rato. Eu revi esse filme depois de grande e achei ele bem chatinho, mas o que vale é a lembrança da primeira vez que eu o vi e achei o máximo. Por isso é tão legal ser criança, a gente acha graça de qualquer coisa. E é por isso que esse filme veio pro nosso nono lugar.

8º Gasparzinho e Wendy 
    Casper Meets Wendy (1998)
Todos os filmes do Gasparzinho fizeram parte da minha infância, mas esse é o meu favorito. Na história, Gasparzinho se junta com a bruxinha Wendy pra lutar contra um terrível bruxo. Esse é beeeem Sessão da Tarde, mas qualquer criança adora. Se não me engano esse foi o primeiro filme da Hillary Duff, e eu tinha uma paixonite pela Wendy, hahah!

7º Doze é Demais 
    Cheaper by the Dozen (2003)
Este filme realmente me deixava com inveja, porque um dos filhos do Steve Martin tinha um quarto no sótão e um sapo de estimação. Eu tinha inveja por causa do quarto e não do sapo, óbvio. O filme é sobre uma família que tem doze filhos, e então os pais enfrentam muitos problemas pra conciliar os cuidados com a casa e com os filhos, trabalho e relacionamento. Este não é tão infantil, recomendo pra toda família. Tem momentos épicos, como a guerra de comida da imagem acima.

6º Foi Sem Querer
    Leave It To Beaver (1997)
Este filme é outro que eu tenho que recomendar pra toda a família, porque é bem divertido. A história é simples: Beaver é um garoto que se mete em grandes confusões e o filme se desenrola a partir disso. É uma cena mais inusitada que a outra. Eu inclusive tentei achar uma imagem da cena em que ele sobe em uma xícara no topo de um prédio pra ilustrar mas realmente não encontrei. Enfim, o filme é mesmo uma graça. Vamos agora ao nosso top cinco.

5º A Chave Mágica 
    The Indian in the Cupboard 
    (1995)
No filme, um garoto ganha de aniversário uma caixa e um índio de brinquedo. Porém, quando a caixa é fechada com o índio dentro, o brinquedo ganha vida. Esse filme é sensacional. Eu via isso quando criança e ficava esperando o dia em que eu ia ganhar uma caixa igual. Bobão eu, né? Mas enfim, esse provavelmente é um dos filmes que eu vi mais vezes na minha infância, é uma pena que não passe mais.

4º Sabrina Vai à Roma 
    Sabrina Goes to Rome (1998)
A bruxinha Sabrina viaja para Roma e se envolve em muitas situações divertidas, além de um grande romance. Clássica a cena em que ela beija os pombos pra quebrar um encanto. Além, é claro, do Salém, o gato falante. As piadas do filme ficam todas por conta dele. E o que dizer da colega de quarto da Sabrina, cujo nome eu não lembro mas lembro que adorava jujuba?! Pois é, esse filme foi mesmo marcante. Além de ter cenários incríveis, depois de assistí-lo eu e me imaginava tendo poderes (momento bobão 2). Agora, o pódio...

3º Uma Babá Quase Perfeita 
    Mrs. Doubtfire (1993)
Caso você ainda não tenha visto esse filme (isso é possível?), saiba que a senhora robusta da foto ao lado é o ator Robin Williams. O filme é sobre um cara que, após o divórcio, é impedido pela ex-esposa de passar mais tempo com seus filhos. Logo, tem a ideia de se vestir de babá para poder cuidar das crianças. O filme recebeu um Oscar na categoria melhor maquiagem, e não é pra menos, afinal, Robin ficou realmente irreconhecível. Ótimo pra assistir em família. O problema é que o filme saiu da Sessão da Tarde e agora é exibido vez e outra na sessão das madrugadas da Globo, o Corujão. Ainda assim, é sempre bom revê-lo.

2º Matilda 
    Matilda (1996)
Simplesmente encantador. Matilda é uma garotinha esperta que tem pais terríveis. Eles a colocam numa péssima escola, e é lá que ela descobre que tem poderes mágicos e constrói uma grande amizade com sua professora, tudo isso enquanto tem que enfrentar a cruel diretora do local. É claro que o sonho de toda criança que via esse filme era ter os poderes da Matilda. E digo mais: toda criança deveria ver esse filme. É mágico, inspirador, adorável, com gosto de infância.

1º Caçadoras de Aventuras
    Gold Diggers: The Secret of 
    Bear Mountain
    (1995)
O que dizer sobre esse filme? Bem... é o filme que mais marcou a minha infância, e provavelmente é um dos melhores filmes de aventura que já vi. Resumidamente, é a história de duas amigas com espírito aventureiro que resolvem explorar a Montanha do Urso, pois uma lenda diz que lá se encontra uma fortuna em ouro. A relação das garotas é muito bacana, de amizade verdadeira. Inclusive, o filme hoje pertence à Rede Record que exibiu-o pela última vez em 2010. Mas se você ainda não viu, dê um jeito, vasculhe aí pela internet porque esse é daqueles filmes ótimos pra assistir numa tarde fria que nem está hoje. É mesmo uma pena que as crianças de hoje não vejam mais filmes como este.


E então, quem ficou com aquele sentimento de nostalgia levanta a mão! \o/

Pois é, eu morro de saudade dessa época. Eu assistia os filmes e durante o intervalo parava pra fazer lição de casa.

Enfim, to até pensando em fazer a parte 2 desse post porque realmente ficou muito filme legal de fora.

Foi ótimo bater esse papo de cinema, e pra me dar um feedback é só deixar um comentário.

Valeu pessoas, até a próxima!

8 comentários:

  1. EU tbm amava esses filmes, mas deixaria de fora o do gasparzinho e o do cachorro. Caçadoras de aventuras é com certeza uns dos melhores dessa época! Vc esqueceu Amigos para sempre, ñ sei se vc já viu é sobre um garoto que se perde na floresta com seu cachorro é incrível!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Gasparzinho" e o "Napoleon" realmente não são grande filmes, mas foram bem marcantes pra mim. Já não se fazem filmes como antigamente.

      Esse que você citou, "Amigos Para Sempre", eu realmente não conhecia, mas li a sinopse e parece mesmo ser daqueles filmes bacanas de Sessão da Tarde.

      To criando a segunda parte do post, deve sair em algumas semanas...

      Abraço!

      Excluir
  2. Adorei o post! HUAHSU Acredite, eu também adorava Id & Ota. Awns, Matilda *-* Simplesmente mágico, cativante e belo. Apenas sinto falta na lista dos da Lindsay Lohan \o Amo ela até hoje! Lembro-me de amar muito também filmes como o que você mesmo citou anteriormente: Curtindo a Vida Adoidado *-* Nossa, Twist and Shout, meu amor pelos The Beatles começou por este filme! A Sessão da Tarde já teve muito filme e época boa. Lógico que meu filme favorito de sessão da tarde é Edward Mãos de Tesoura sem nem pensar duas vezes, amo muito, um clássico de meu querido Tim Burton com o Depp e a Ryder para completar, tão surreal, perturbador e lindo, uma obra prima sem igual ao meu ver. Eu também adorava os no estilo A Garota de Rosa Shoking e As Patricinhas de Beverly Hills. Também impossível não achar apaixonante Esqueceram de Mim e ainda mais impossível não amar Elvira. Outro belo em meu ver: O Encanto das Fadas, este é até mesmo de chorar! Mas, enfim, desculpe meu comentário gigante mas é que adoro me comunicar, seja isso bom ou ruim é uma forte característica minha rs. Adorei tua postagem, aliás vi teu blog no filmow, este é o primeiro post seu que vejo, me agradou muito, com certeza visitarei aqui mais vezes.
    Beijos e passar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela!

      Então... os filmes que você sentiu falta, alguns deles vão entrar na a parte dois desse post. E para a nossa alegria vou fazer também nas próximas semanas uma listinha com os melhores filmes dos anos 80! Eu também adoro Curtindo a Vida Adoidado e The Beatles.

      Dos filmes que você citou eu já vi também Edward Mãos de Tesoura, que eu adorava quando era criança, revi no ano passado e continua com a mesma magia, Esqueceram de Mim, Elvira eu vi quando criança mas não me lembro muito, e O Encanto das Fadas eu acho super bacana, super mágico.

      Não tem problema seu comentário ser grande não, acho que respondi à altura rsrs!

      Beijos ;)



      Excluir
  3. Ah, que legal!
    Acompanharei as próximas listas com toda certeza!

    The Beatles é vida, amo demais, minha segunda banda preferida rs.
    Nirvana, com certeza é a primeira!

    Você tem um bom gosto, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom relembrar esse clássicos!
    ---
    Segue ae pessoal.....Curiosidades de filmes e séries @CuriosidadeCine >>https://mobile.twitter.com/account

    ResponderExcluir
  5. Sessão da Tarde esta devendo muito, hoje os filmes são muito ruins eu lembro quando chegava do colégio á tarde ficava doido para começa á sessão da tarde os filmes era muito bons vou da ao Guns exemplo.
    Curtindo a Vida Adoidado
    Férias Frustradas
    Cocktail
    Footloose
    Mulher nota 1000
    Um Tira da Pesada
    Os Gonnies
    carava da coragem
    ET
    Os heróis não tem idade

    e muitos mais saudades

    ResponderExcluir
  6. eu amava a Chave Mágica, meu predileto da lista!

    ResponderExcluir