segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Papo de Cinema III: os 10 melhores filmes adolescentes dos anos 80

Salve salve, cinéfilos de plantão!

Eu tenho falado tanto sobre cinema aqui que quase não tem sobrado espaço pra outros assuntos. Mas, fazer o quê?! Na minha vida também, eu falo mais sobre cinema do que qualquer outra coisa.

Mas isso não vem ao caso. O assunto aqui é outro. No último Papo de Cinema, falei sobre filmes que marcaram a infância de muita gente na Sessão da Tarde, mas aquilo era lá pelo início dos anos 2000. Hoje vou falar sobre filmes dos anos 80. Isso porque eu realmente AMO os anos 80. Uma vez me disseram que eu nasci na época errada, que eu devia ter nascido uns 20 anos mais cedo. É verdade. E eu adoraria isso. Mas, como não aconteceu, eu só pude viver a década de 80 de uma forma: através dos filmes. Por isso, compartilho hoje com vocês dez grandes filmes daquela época, ordenados do pior (embora todos sejam ótimos) até o melhor conforme o meu gosto.

E lá vamos nós:

10º Gatinhas & Gatões
      Sixteen Candles (1984)
Este filme é de um dos diretores mais consagrados da década de 80: John Hughes. Filme adolescente era com ele mesmo. E essa coisinha linda moça ruiva da foto ao lado é Molly Ringwald, que estrelou várias produções adolescentes naquela época. Neste filme, a personagem dela, Samantha, está de aniversário, porém, toda sua família esquece da data devido ao casamento de sua irmã. Em qualquer filme adolescente tem uma paixão complicada, e aqui não é diferente. Samantha é apaixonada por um garoto de seu colégio, mas ele já tem namorada. E além disso, ela começa a ser assediada por um garoto super inconveniente. Já deve ter dado pra ver que o filme é todo apaixonante e deliciosamente cheio de clichês. Por isso vale a pena conferi-lo.

9º Te Pego Lá Fora 
    Three O'Clock High (1987)
Um estudante que trabalha para o jornal da escola, o Jerry, decide entrevistar um aluno novo que tem fama de valentão e detesta ser tocado. É exatamente isso que o nosso amigo jornalista faz. Assim, o brutamonte o desafia pra uma briga no estacionamento, às três horas. Com isso, Jerry vai fazer de tudo para fugir da briga. O filme é ótimo e tem a cara dos anos 80, além de personagens muito carismáticos. "Te Pego Lá Fora" realmente te transporta pra atmosfera dos colégios americanos da época, portanto, taí um filme que deveria ser visto pela criançada/juventude de hoje.

8º Um Dia a Casa Cai 
    The Money Pit (1986)
Comédia não é meu gênero favorito, mas tenho que dizer: nunca na minha vida ri tanto assistindo um filme quando no dia em que assisti "Um Dia A Casa Cai". Lembro como se fosse ontem. Chorei de rir. Na cena da banheira (foto ao lado), tive que pausar o filme por conta de um ataque de riso. Isso se deve, em parte, pela atuação do Tom Hanks, que é, digamos, hilária. O filme conta a história de um casal que compra uma casa aparentemente normal. Porém, após a mudança, descobrem que ela está caindo aos pedaços e nada funciona. Como gastaram todo o dinheiro que tinham na compra do imóvel, ficam sem um tostão furado para pagar os reparos que, por sinal, são extremamente caros. Assim, se envolvem em muitas confusões, como já é de se esperar de qualquer filme que tenha passado na Sessão da Tarde. Esse eu recomendo pra quem quer dar boas risadas. E vamos ao próximo filme.

7º De Volta Para o Futuro 
    Back To The Future (1985)
Quando falamos de filmes sobre viagem no tempo, esse clássico dirigido pelo saudoso Robert Zemeckis (provando que não é só o Fausto Silva que chama carinhosamente todo artista que vai no programa dele de "saudoso") é certamente o filme mais lembrado. A história é sobre um garoto, Marty McFly, que volta no tempo através de uma máquina criada por um cientista, o Emmett Brown. Porém, no passado, Marty conhece sua mãe quando  ela ainda era jovem e ela, obviamente sem reconhecê-lo, se apaixona pelo próprio filho. A partir daí, Marty tem que alterar a história fazendo com que sua mãe o esqueça e se apaixone por seu pai. Afinal, se isso não acontecesse, a existência do próprio Marty estaria em risco. Parece confuso, e é mesmo, mas ao assistir dá pra entender muito melhor. O filme possui cenas inesquecíveis, como a da foto acima, onde o protagonista interpreta a música "Johnny B. Goode".

 Quero Ser Grande 
    Big (1988)
Outra bela atuação do Tom Hanks. Desculpem se eu fico pagando pau pro cara toda hora, mas é meu ator favorito, não tem jeito. Esse filme provavelmente inspirou "De Repende 30", como Jennifer Garner, afinal a história é bem semelhante. Um garotinho pede a  um sinistro boneco de um parque de diversões que o transforme em adulto e, no dia seguinte, o desejo de realiza. Porém, somente seu corpo mudou, ou seja, na verdade ele ainda é criança. Já deu pra perceber que no restante do filme temos confusões, encrencas e etcétera e tal. A cena da imagem acima é clássica: tocando piano com os pés. Este piano existe até hoje em uma loja de brinquedos em Nova Iorque e pode ser visitado. Veja na foto:


Voltamos à nossa programação anormal com o quinto lugar.

 Curtindo a Vida Adoidado 
    Ferris Bueller's Day Off (1986)
A pergunta que não quer calar é: quem, após ver esse filme fabuloso, não se imaginou vivendo um dia de Ferris Bueller? Pois é. O filme é magnífico. E John Hughes aparece mais uma vez na nossa lista. Então, caso você ainda não tenha visto o filme, você não é deste planeta. Só to brincado. O filme é sobre um garoto, o Ferris, que decide matar aula junto com o melhor amigo e a namorada. Eles "pegam emprestada" a Ferrari do pai de Cameron, o amigo do Ferris e saem pela cidade sem rumo, vivendo um longo e intenso dia de aventuras.  É claro que eles vão enfrentar algumas dificuldades pra escapar do diretor de colégio e até mesmo da irmã de Ferris que quer vê- lo se dando mal. Assim, esse filme é realmente um ícone dos anos 80, e quem não viu precisa ver o mais rápido possível. Prometo que não vai se arrepender. Pelo menos assim eu espero :)

4º Conta Comigo 
    Stand by Me (1986)
Um dos filmes mais bacanas já feitos com o tema amizade. Baseado num conto de Stephen King. A história é sobre quatro amigos que partem em uma aventura em busca de um corpo de um adolescente desaparecido. Durante a jornada, eles fazem grandes descobertas (principalmente autodescobertas) e ficam cada vez mais unidos. Esse filme devia ser obrigatório, deviam passar ele em todas as escolas. E me digam, caros leitores: quem, ao assistir esse filme, não se lembrou de uma grande amizade do passado? Sem falar na trilha sonora inesquecível: "When the night has come and the land is dark and the moon is the only light we'll see...". O filme nos traz uma vontade de reunir uns amigos e sair em busca de uma aventura dessas. É uma grande pena que atualmente esse filme ocupe a faixa da madrugada, pelo menos na TV aberta.

3º Os Goonies 
    The Goonies (1985)
Assisti esse filme no feriado de Carnaval e até comentei sobre isso aqui no blog. Fiquei encantado pela história dos amigos que encontram o mapa de um tesouro e partem numa grande aventura. "Os Goonies" tem tudo o que é necessário pra ser um grande filme: personagens carismáticos, bons atores, um Steven Spielberg da vida, um ótimo roteiro, a música tema cantada pela Cyndi ♥ Lauper (este coração foi intencional, sim), além, é claro, de ser mais um filme dos anos 80 que encanta até hoje quem o assiste. E vocês lembram do monstrengo Sloth? Eu postei uma foto do ator que o interpretava sem maquiagem. Se você não viu clique aqui. Acontece que hoje eu estava dando uma volta pelo Google Imagens quando me deparei com uma imagem do tal ator se transformando no Sloth. Belíssimo trabalho de maquiagem. Ta bom, vamos admitir, é meio difícil chamar isso de "belo", mas vale a pena conferir:


Voltando novamente à nossa programação anormal (ou mais que anormal, como preferirem) com o segundo e primeiro lugares:

 E.T. O Extraterrestre 
    E.T. The Extra-terrestrial (1982)
E.T. O Extraterrestre, mas você pode chamá-lo de "o melhor filme do gênero fantasia de todos os tempos". Porque o filme é brilhante. Um filme que retrata a amizade de uma forma tão bela quanto "Conta Comigo". Porém, de uma forma bem diferente: a amizade aqui é de um garoto chamado Elliott com um ser que veio do espaço. Na verdade, percebe-se durante o filme que a relação dos dois é muito maior que uma simples amizade: eles realmente têm um tipo de conexão. Esse filme é pra rir e chorar. Selecionei duas imagens pra colocar aqui do lado: a primeira porque é como a marca registrada deste filme e a segunda porque eu dou gargalhadas sempre que assisto o filme ao ver o E.T. vestido de mulher e o Elliott dizendo "Oh, céus!" com a maior indignação. Aliás, o DVD desse filme foi uma das melhores aquisições que eu já fiz. E o mais legal é que ele ainda passa de vez em quando à tarde, na TV aberta mesmo. Tem gente que vai dizer que esse filme é infantil, sendo que a lista é sobre filmes adolescentes, mas tenho que lhes dizer uma coisa: E.T. é um filme feito pra todas as idades. Aliás, é ótimo pra assistir em família.

1º Clube dos Cinco 
    The Breakfast Club (1985)
E temos aqui mais um filme dirigido por John Hughes e estrelado pela Molly Ringwald. A história é sobre cinco jovens que, por terem cometido pequenos delitos, são obrigados a passar o sábado inteiro na escola e ainda escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Eles são completamente diferentes, porém, o fato de estarem confinados os aproxima de tal maneira que, durante o dia, várias confissões são feitas e eles se transformam em um verdadeiro clube. O filme conta ainda com diálogos memoráveis; os personagens vão nos conquistando pouco a pouco e é impossível não se identificar com algum deles. Belo filme. E ponto final.

Fim da lista. O que acharam?

Uma coisa bem curiosa: 80% dos filmes da lista ou tem as mãos do John Hughes ou do Steven Spielberg, seja na direção ou na produção.

Óbvio: eu não conheço todos os filmes dos anos 80. Então, se você acha que algum filme ficou de fora ou se a ordem em que os filmes foram listados não ta legal, é só gritar bem alto pra todo mundo ouvir deixar um comentário. Pra sugestões e afins também.

E até mais tarde.

29 comentários:

  1. E.T. para mim foi o melhor filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro. Spielberg é meu diretor favorito, e considero ET um dos melhores filmes dele.

      Excluir
  2. Adoro o clube dos cinco, mas pra mim o melhor filme é "Curtindo a vida adoidado"!

    ResponderExcluir
  3. MEOOO ESTAVA TENTANDO LEMBRAR DO FILME CONTA COMIGO!!!!!! VALEWWW PESSOAL!!! AGORA SEI O NOME DO FILME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É pra isso que estamos aqui! E esse é mesmo um grande filme!

      Excluir
    2. Conta comigo deveria ser o primeiro.

      Excluir
  4. Que diferença dos filmes adolescentes de hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Por isso às vezes penso que eu devia ter nascido nos anos 80 ;)

      Excluir
  5. o rei da paquera pra quem nao conhece e perfeito com o ator RObert downey Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não assisti esse, mas deve ser bom. Gosto do Robert Downey ;)

      Excluir
  6. Alguem lembra daquele filme, onde tinham uma turma de garotos que arranjavam confusão com garotos mais velho numa lanchonete jogando comida pra todo lado, e eles descobrem uns contrabandistas num galpão e resolvem pega-los, e eles estão neste clube e fazendo um plano quando o "chefe" do clube distribui algumas granadas e um deles come a granada porque é de chocolate... haha acho que é do anos 80 ou 90!

    ResponderExcluir
  7. Só faltou ADMIRADORA SECRETA.

    ResponderExcluir
  8. Conta Comigo realmente é ótimo... Me faz querer voltar no tempo, quando as tardes eram intermináveis e os amigos eram verdadeiros. Concordo plenamente: deveria ser obrigatório em TODAS as escolas.

    ResponderExcluir
  9. Bem, outro dia mesmo vi pela 679ª vez Curtindo a Vida Adoidado. É muito bom , gente!
    Faltou na lista Namorada de Aluguel, com o Patrick Dempsey. Amoooo!!! "Can't buy me loooove"
    Ah, sim, com a musa Molly Ringwald tem também A Garota de Rosa Shocking... cláááássico!
    Tem também Negócio Arriscado, com Tom Cruise, Mulher nota 1000 (que deve ter rendido muitas "homenagens" à Kelly Le Brok), Porky's (certamente inspirou American Pie e outros do gênero) e um outro onde um grupo de adolescentes vai para uma escola militar, daí que tem um cara que é doidinho e a filha do comandante, sei lá, se apaixona ´por ele... mas esse eu não sei o nome =/

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, dá pra perceber que eu sou velhinha, né... rsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Oi nadia,dia desses tentei achar o filme porks na TV a cabo,não consegui de jeito nenhum,pensei até que esse filme não existia e que eu estava imaginando coisa,mas fiquei muito feliz de saber que esse filme existe.
      Vlw!!!

      Excluir
    3. rebeldes da academia

      Excluir
  10. É uma grande pena que eu ainda não havia nascido...Mas eu tenho a sorte de ter o conhecimento das coisas boas! O melhor filme que já vi foi o número 4,Conta Comigo. Parabéns,eu adorei a sua lista!

    ResponderExcluir
  11. Ae galera um dos melhores, Esse é um classico porém não adolescente é PODEROSO CHEFÃO (The GODFATHER) mt bom ! mas da lista ae é sem duvida Can't buy me love and Curtindo a vida adoidado, São otimos, Desse ter sido uma época muito boa principalmente quem vivia nos EUA... !

    ResponderExcluir
  12. Eu não concigo assistir o Clube dos cinco,como faço para assisti-lo?????

    ResponderExcluir
  13. A cara os anos 80 não seriam o mesmo sem os: "O Ultimo Americano Virgem" e "Admiradora Secreta" Grandes Classicos! da sua lista Curtindo a Vida adoidado, é o melhor. vlw!

    ResponderExcluir
  14. Sou obrigado a discordar, nesta lista falta muitos outros filmes bons, garota nota mil, namorada de aluguel e por ai vai, a lista é boa mas poderia ser melhor.

    ResponderExcluir
  15. Sem licença para dirigir.

    ResponderExcluir
  16. O Clube dos Cinco é meu filme favorito de todos os tempos. Não importa quantos mil filmes de qualquer gênero estreiem, esse é o melhor

    ResponderExcluir
  17. Nessa época a Sessão da tarde era decente! :D

    * Esqueceu de alguns: Transito Muito Louco, Adorável Sedutora, Quase Igual aos Outros...

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do blog! Excelente lista, mas pra mim "E.T - O Extraterrestre" foi melhor.

    ResponderExcluir