sábado, 9 de fevereiro de 2013

Técnica incrível: veja imagens em 3D sem óculos

Olá, senhoras e senhores!

Hoje vou compartilhar com vocês uma técnica MUITO bacana de imagens em 3D. Curiosamente foi minha avó que me apresentou um livro com estas imagens, alguns anos atrás. E o mais legal é que você não precisa de óculos, só de um pouco de paciência e treino.

Um pouquinho de história...

Estas imagens estão conquistando o mundo. Assim que conseguir enxergá-las, você certamente ficará muito entusiasmado. Esta forma de arte começou em 1838, mas, como não havia tecnologia naquela época, as imagens só se tornaram um grande negócio em 1991. Logo, as imagens conquistaram as sociedades americana e japonesa, e depois se espalharam pelo resto do mundo.

Então, vamos a uma aula rápida de como ver as imagens em três dimensões...

Aprender a ver estas imagens é mais ou menos como andar de bicicleta: depois que você aprende fica cada vez mais fácil, e nunca mais esquece.

Existem muitas maneiras de enxergar estas incríveis imagens. A chave é ter as figuras fora de foco diante de seus olhos. Assim, os olhos e a mente decodificam a ilusão. Vamos aprender agora dois métodos:

Método 1: Aproxime seu rosto da imagem, aí mesmo, na tela do seu computador. Não dê atenção às outras pessoas, pois provavelmente alguém vai te olhar assim e achar que é um babaca. Observe a imagem por alguns segundos até que ela fique totalmente embaçada. Deixe que seus olhos se acostumem com a ideia. Depois, sem tentar ajustar o foco, afaste-se lentamente até a distância normal do monitor. Continuará tudo embaçado. Assim, basta relaxar os olhos até que a imagem se forme. Se não der certo da primeira vez, tente novamente. Eu mesmo tive que observar muitas imagens antes de ver alguma coisa.

Método 2: Olhe para a figura e não focalize o olhar em nada. Apenas olhe e relaxe. Depois de algum tempo, você vai começar a "sentir" alguma coisa acontecendo. O desenho vai começar a mudar. Quando isso ocorrer, não faça nada, continue relaxando até que a imagem tome forma. Se tiver paciência, seus olhos farão o resto do serviço. O que surge primeiro geralmente é apenas uma imagem meio desfocada, mas com um pouco de prática você consegue.

Então, finalmente, vamos às imagens...

Agora que você conhece as técnicas para enxergar as imagens, vamos lá. A imagem menor, em preto e branco, no canto inferior direito é a imagem em 3D que você pode visualizar ao aplicar os métodos acima. Aliás, eu particularmente prefiro o método 2, mas você pode testá-los e ver com qual você se adapta melhor. O ideal é clicar em cima das imagens para ampliá-las e facilitar a visualização. As imagens:
















Lembrando que nesta última imagem o 3D é visualizado somente na parte do muro.

Se você está com muita dificuldade pra enxergar as imagens, talvez seja melhor relaxar e tentar mais tarde. Para a maioria das pessoas, é difícil conseguir a visão em profundidade quando estão preocupadas com os problemas do dia-a-dia. Como eu já disse, no começo pode parecer bem difícil, mas quando você domina uma técnica vai olhar para as imagens e ver o 3D muito rapidamente.

Vale lembrar que retirei as imagens de diversas edições que tenho aqui do livro "Olho Mágico".

É isso, espero que tenham gostado.

Até logo!

51 comentários:

  1. Eu ainda não consegui, mas vou continuar tentando.
    Muito legal :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriano!

      Como eu disse, no início pode ser bem complicado. Eu mesmo, quando vi essas imagens pela primeira vez não enxergava nada. Acho que o segredo principal mesmo é estar relaxado. Continue tentando poiso efeito é impressionante.

      Abraço!

      Excluir
    2. Amei. Consegui ver todas com o método 1. Obrigada

      Excluir
  2. Em quanto tempo mais ou menos vcs conseguirão ver? eu fico +ou- um minuto olhando e nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu visualizo muito rápido, mas é porque já domino a técnica.
      No início acho que é até melhor usar o método 1, aproximando a cara do monitor e afastando devagar. Aquela terceira imagem foi a primeira que eu consegui ver, talvez seja mais fácil.
      Como eu já disse, o segredo é relaxar. Se não estiver relaxado, volte mais tarde e tente de novo, ok?!

      Abraço!

      Excluir
    2. Tente a imagen n°10 também! é bem fácil!

      Excluir
    3. Eu consigo em segundos... A melhor maneira é ficar a uns 30 cm da tela e ir aproximando da imagem sem tentar foca-la. Rapidinho a mágica acontece!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi, andre!

      Então você conseguiu ver?! Bacana.

      É um incentivo pro pessoal que ainda não conseguiu... com um pouquinho de paciência todo mundo consegue ver :)

      Excluir
  4. Respostas
    1. Que ótimo, livania!

      To feliz por saber que tem gente conseguindo ver!

      E obrigado pelo comentário!!

      Excluir
    2. Leo, vc sabe se tem algum programa de computador que faz isso com as imagens?

      Excluir
    3. Acredito que infelizmente não é tão simples, livania.

      Se você quiser entender como é feito, acesse esse link: bit.ly/imagens3d

      É um artigo interessante, explica bem como funcionam as imagens, mas você vai ver que utilizam muita matemática e muita computação gráfica.

      Espero ter ajudado ;)

      Excluir
    4. COMO DISSERAM CADA VEZ FICA MAIS FACIL

      Excluir
  5. Vou ensinar uma maneira simples simples de ver imagens 3D sem óculos mesmo pra os que não conseguem ver.. Abra a imagem ela deve ser +- pequena nao deve encher toda tela, após abrir faz uma espécie de mira com as palmas das suas mãos, essa mira deve estar a 40 cm do monitor e de novo a 40 cm dos seus olhos. Daí procure reparar o que está em frente mas a partir da pequena visão que a mira oferece, daí insista um pouco a reparar mais pra a imagem além do monitor em si, isso fará com que seus olhos alteren o ângulo pra procurar centralizar o que está tentando ser processado pelo cérebro (DE FORMA AUTOMÁTICA). Daí vem a imagem 3D sem precisar ver as outras duas que ficam lado a lado. Simples

    ResponderExcluir
  6. Heiiii..!
    Eu adoro...fico horas a fio olhando...e a gente ve tanta figura lindaaa...so fico a pensar como conseguem desenhar assim??? pq os detalhes nas figuras sao minimos.....quem faz isso e' realmente um artista.....

    ResponderExcluir
  7. ...e parece q as imagens sao refletidas atraves de um espelho....pq??? gostaria de entender....q processo acontece com nossa visao pra conseguirmos ver essas imagens com tanta perfeicao?????
    Obrigada pelo site....vou procurar outros na internet e me informar como isso acontece....
    Um abraco

    ResponderExcluir
  8. O que eu vejo está certo? Eu, quando olho para a figura continuo vendo o "plano de fundo" mas com um leve contorno da figura. E isso que se deve ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso sim, Tales.

      Você vê o contorno da figura preenchido pelo "plano de fundo" original da imagem.

      Excluir
    2. bem na verdade não é apenas o contorno, você vê uma profundidade, como um raio x ou algo invisível sobre a água, é dificil de explicar mas é muito mais além do que um simples contorno!

      Excluir
  9. léo , se eu piscar atrapalha na visualização da imagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme.

      Enquanto você está tentando visualizar a imagem, acho que isso pode atrapalhar um pouco. Mas depois que você conseguir ver, pode piscar o quanto quiser que a imagem continua lá. E também é só uma questão de pegar o jeito, com treino você logo domina a técnica.

      Espero ter ajudado ;)

      Excluir
  10. To quase louco, devo ter algum problema, por mais que eu tente não consigo ver nada de diferente, só me da sono olhar para essas imagens.

    ResponderExcluir
  11. http://www.easystereogrambuilder.com/3d-stereogram-maker.aspx Aki Leo! achei!! ahuahuahuahuahuauhauahuhau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, muito maneiro.

      Obrigado pela indicação, Livania. Estou pensando em criar outro post com novas imagens e com certeza vou recomendar esse site.

      Valeu mesmo!

      Excluir
  12. Eu Fiquei Olhando Uma Só Imagem em Mais ou Menos 3 Minutos e não Aconteceu Nada, Simplesmente só Me Deu Sono Tbm

    ResponderExcluir
  13. Incrivelmente impressionante....
    Nem acreditei que meus olhos fossem capaz de fazer uma coisa dessas.

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente incrível eu tive uma revista a mais ou menos 15 anos atrás com imagens em 3 D, e isso é realmente fantástico eu consegui ver todas as imagens.
    Pra quem ainda não conseguiu, não desista continuem tentando

    ResponderExcluir
  15. NOOOOOOOOOOOSSSSSSAAAAAA MAAAANNOOOUUUW que dimais!!!!! eu ja consigui ver 3D na primeira tentativa e a ultima imagem eu consigu soh fazendo a imagem ficar embaçada e vem a imagem 3D

    ResponderExcluir
  16. consegui ver muito legal te tem golfinhos , corações touro pulado adorei pesquisei algumas outras imagem no google e consegui de cara e preciso estar muito relachado

    ResponderExcluir
  17. Léo,
    quando estou perto de ver a imagem 3D meu olho enche de lagrimas como se eu tivesse cheirando uma cebola, e ai eu pisco e já era. Tem alguma solução para não chorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, Guilherme. Eu nunca tive esse problema. Talvez seja só questão de treinar até os seus olhos se acostumarem. Como eu disse, se estiver com muita dificuldade pra ver as imagens, talvez seja melhor dar um tempo e relaxar a vista até tentar novamente ;)

      Excluir
  18. Valeu Léo, finalmente consegui ver as imagens em 3D, agora meu cérebro processa as imagens muito mais rápido do que nas primeiras tentativas... :D

    ResponderExcluir
  19. Muito legal! Demorei um tempo pra entender a técnica mas consegui. Super interessante!

    ResponderExcluir
  20. can u send me some 3 D images of Hindu lord

    ResponderExcluir
  21. Por favor.... eu enxergo de uma forma diferente. O desenho pra mim fica mais fundo e não saltado...o que salta é toda a parte que não forma o desenho. Estou pesquisando e não acho nada a respeito dessa forma de enxergar..

    ResponderExcluir
  22. Ótimo texto, perfeito! Pela primeira vez na vida consegui enxergar as imagens! Muito emocionante :-)

    ResponderExcluir
  23. massa deu certo vi a primeira vez ressaltada e agora só vejo em profundidade, mas deu certo :)

    ResponderExcluir
  24. Você quem que ficar uma pouquinho vesgo, tipo: tem imagens repetidas... ai vc colocar a imagem sobre a outra (vesgo), ai vc tenta deixar ela nitida.

    ResponderExcluir
  25. a melhor imagem e a 10... tente com ela

    ResponderExcluir
  26. Fantástico!!! é so ficar vesgo, só que as vezes o 3D fica inverso (tipo sem profundidade do desenho) ai é so se concentrar mais para que a tela do PC fica com uns 30cm de profundidade e o desenha se destaca kkkkk muito bom!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu simplesmente amo isso é muito bom....parece mágica!!
    Quem me mostrou foi uma professora de primário,deixou com a classe o livro,cada um levava pra casa e ficava 1 dia com ele,não demorei muito pra ver,mas quando consegui foi perfeito rsrs coisa de criança...Hoje com 26 anos de idade e ainda em busca passei em uma livrariaem Santos-SP e encontrei um bem parecido,mas não tão bom quanto esse.Qual o nome desse livro? pra eu tentar achar?sabe dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!

      O nome do livro é "Olho Mágico - Uma Nova Maneira de Ver o Mundo", da editora Martins Fontes.
      Acho que você consegue achar usado pela internet.
      Qualquer coisa é só perguntar.

      ;)

      Excluir
  28. Estou em um smartphone como eu faço? ???

    ResponderExcluir
  29. Eu nao consigo ver, gostaria que me dissessem se a imagem fica sempre grande no meio da foto bem centralizada ou se devo desfo ar meua olhos em qualqier parte. Passei o dia inteirinho tentando e nao consegui gente, vou sonhar com isso com.certeza. to ficando pirada já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lari! Acho que se você se concentrar em um ponto específico, no centro da imagem, é mais fácil. É normal não conseguir de primeiro, é questão de vc descobrir qual técnica funciona melhor pra vc. Se não der certo de primeiro, dá uma descansada nos olhos e tenta mais tarde. Você pode dar uma olhada em outros sites, é possível que tenham outras técnicas também. Obrigado pelo comentário e boa sorte!

      Excluir
  30. Consigo visualizar todas, é muito legal.

    ResponderExcluir
  31. Eu aprendi já a dominar a técnica, mas achei curioso que passando o olho pelas fotos achei dois tipos de foco em cada uma, um que é o esperado, e outro que também funciona mas é um tipo de duplicata, onde a figura se multiplica. Fascinante como a matemática se encaixa perfeitamente até no que vemos

    ResponderExcluir